Utilização: Os CVLA são sistemas acústicos ATIVOS e PASSIVOS — COMPACT VERTICAL LINE ARRAY — LINE ARRAY VERTICAL COMPACTO. Como o próprio nome sugere, eles foram concebidos para funcionarem como Line Array, porém compactos. Todos os modelos de CVLA acima ilustrados são ATIVOS. A CICLOTRON lançou inicialmente os modelos de CVLA ativos e, agora, os modelos de CVLA passivos. Todos os modelos de CVLA abaixo ilustrados são PASSIVOS.

 
 
 
   As múltiplas vantagens deste sistema de CVLA são: Por serem Line Array — passivos ou ativos — proporcionam grande ângulo de cobertura horizontal, tornando a sonorização homogênea no ambiente. Por serem compactos são a solução para obter-se um desempenho superior, utilizando equipamentos com peso, dimensões, e custos operacionais menores, com segurança, eficácia, qualidade e precisão.
   Pelo exposto os CVLA — ATIVOS e PASSIVOS — são os substitutos ideais, tanto para o Line Array tradicional, quanto das caixas acústicas convencionais, em pequenos e médios ambientes tais como clubes, casas de shows, igrejas, cultos evangélicos, casas de eventos corporativos, teatros, boates, convenções e sonorizações gerais.
   As vantagens dos CVLA perante o LINE ARRAY tradicional, nesses ambientes, é que, por terem peso e dimensões menores, são mais viáveis e fáceis de instalar, além do custo menor, mantendo a segurança, eficácia, qualidade e precisão. As vantagens dos CVLA perante as caixas acústicas convencionais, nestes pequenos e médios ambientes, é que os CVLA por serem Line Array, proporcionam grande ângulo de cobertura horizontal, tornando a sonorização mais homogênea, o que para acontecer com as caixas acústicas convencionais, precisaria um grande número delas, com todas as dificuldades que isso traria para a sonorização profissional.
   O CVLA ativo trata-se de um sistema acústico com audioamplificação interna. Seu sistema de reprodução acústica, em todos os modelos acima apresentados, é de duas vias, com crossover apropriado — divisor de frequência interno de 12dB por oitava Linkwitz-Riley de 2ª ordem.
   O CVLA passivo é um sistema acústico projetado para funcionar diretamente com amplificação externa e, para isso, contém crossover apropriado — divisor de frequência passivo interno de 12dB por oitava Linkwitz Riley de 2ª ordem.
   Por todo o exposto os CVLA ativo e passivo são indispensáveis para pequenos e médios sistemas de audiosonorização, tanto em sistemas de 2 vias de reprodução acústica, quanto em sistemas de 3 vias, através dos CVLA tanto ativos quanto passivos funcionando em conjunto com os sistemas de subgraves S-BASS - LA ativos também da CICLOTRON.
   Esses referidos sistemas de subwoofers ativos S-BASS - LA funcionam perfeitamente em conjunto com os CVLA ativos e passivos. Isto porque os sistemas de subwoofers ativos S-BASS - LA possuem um crossover ativo composto de dois filtros: Sendo um Low Pass Filter - LPF - (filtro passa baixas) em 100 Hz, Linkwitz Riley de 4ª ordem, de 24 dB por oitava, responsável por cortar e enviar para a etapa de potência do sistema ativo de subwoofer S-BASS - LA, apenas as frequências que compõem os subgraves. E o outro filtro High Pass Filter - HPF - (filtro passa altas) em 120 Hz, Butterworth, de 12 dB por oitava, que compõem o seu SEND WITH HPF, é o responsável por enviar o sinais adequados, devidamente filtrados das frequências de subgraves, para serem amplificados e reproduzidos nos sistemas full range CVLA ativos e passivos da seguinte forma:
     1º nos CVLA ativos: o sinal do SEND WITH HPF é conectado diretamente na entrada BALANCED LINE IN e é amplificado pelos circuitos da etapa de potência do CVLA ativo.
    2º nos CVLA passivos: o sinal do SEND WITH HPF é conectado aos audioamplificadores de potência que potencializaram os CVLA passivos.
   Desta forma, a reprodução sonora fica perfeita, porque todas as vias foram devidamente filtradas, pelo respectivo crossover.
   Além dessas características eletro acústicas os CVLA ativos e passivos contém os principais requisitos mecânicos para oferecer funcionamento adequado em diversas situações: 1- O CVLA ao nível do chão, apoiado sobre sua base removível ornamental de reforço de equilíbrio. 2- Elevado sobre pedestais. 3- Elevado sobre o sistema de subgraves. 4- Elevado em sistema fly P.A.
 
 
 
 

   O CVLA 900 A8 ativo e o CVLA 900 P8/8 passivo tem um sistema acústico idêntico. Pelas imagens podemos constatar a igualdade na aparência frontal, na altura e largura. As diferenças estão nos painéis traseiros, na profundidade e também na dimensão comparativa, relativa a profundidade da base removível ornamental e de reforço de equilíbrio.

 
 
   Os CVLA — ativos e passivos — contém os principais requisitos mecânicos (itens 16,17,18 e 19 nos CVLA ativos e 6,7,8 e 9 nos CVLA passivos, dos seus respectivos manuais de instruções) para oferecer funcionamento adequado em diversas situações de trabalho: 1ª - O CVLA ao nível do chão, apoiado sobre sua base removível ornamental e de reforço de equilíbrio. 2ª - elevado sobre pedestais. 3ª- elevado sobre o sistema de subgraves. 4ª- Elevado em sistema fly P.A..
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Um breve histórico de desenvolvimento do CVLA ativo e passivo:

   No tempo da “glória” dos sistemas de audioamplicação de potência em classe A, classe AB e do alto fator de amortecimento — Damping factor — não abríamos mão dos filtros Linkwitz-Riley de 4ª ordem- 24 dB. Com o advento, boa aceitação e sucesso da audioamplicação de potência em classe D começamos a fazer testes auditivos de sistemas mais simples, menores, leves e econômicos, seguindo a tendência do que aconteceu com a audioamplificação.
   O resultado proveniente de várias experiências, tentativas e sintonias surpreendeu! Essas sintonias foram: o gabinete acústico feito totalmente de madeira, com a otimização de seu volume e de sua sintonia, de acordo com as características dos transdutores utilizados. Os transdutores — alto falantes — produzidos totalmente na empresa e, desta forma, podendo - se ter controle sobre todas as suas características tais como: potência admissível, impedância, sensibilidade e resposta de frequência.
   O crossover testado e aprovado, juntamente com o conjunto de sintonias acima descritas, às quais adiciona-se as características da etapa de potência em classe D, foi o Linkwitz-Riley de 2ª ordem- 12 dB. Apesar desse crossover ser passivo, tanto seu consumo de energia, quanto o efeito resistivo no aumento da impedância efetiva, foram devidamente compensados na fonte D.C. e, assim, mantendo-se a potência total nominal sobre os trandutores. Desta forma, quaisquer aspectos desfavoráveis do crossover Linkwitz-Riley de 2ª ordem- 12 dB, para este projeto foram afastados, restando apenas os efeitos desejados.
   
Além disso este crossover trabalha juntamente com o Butterworth ativo, de 2ª ordem- 12 dB por oitava e o Linkwitz Riley de 4ª ordem- 24 dB por oitava, quando o CVLA ativo estiver operando em conjunto com o sistema de subwoofer S-BASS - LA compondo um sistema de três vias acústicas.
   
A surpresa foi ter chegado a um som harmonioso puro e natural e também com as respostas e ressonâncias bem equalizadas naturalmente, necessitando apenas de pequenas correções pontuais.
   Neste caso, através de várias audições, chegamos à conclusão de que, em pequenos e médios ambientes, onde principalmente são realizados eventos em clubes, igrejas, cultos evangélicos, casas de eventos corporativos, teatros, convenções e sonorizações gerais, nem sempre um corte brusco de frequências é o melhor e o mais agradável para audição. Essa foi a grande descoberta nesses sistemas de CVLA — COMPACT VERTICAL LINE ARRAY — LINE ARRAY VERTICAL COMPACTO — sistemas ativos e passivos de reprodução FULL RANGE. Provavelmente, isso se deve também, à utilização de alto falantes de pouco diâmetro inseridos verticalmente junto com o(s) driver (s) de alta frequência.
   Desta forma basta apenas um equalizador gráfico de 10, 15 ou 31 vias, inserido entre o audio mixer e a excitação do conjunto de CVLA ativos vide páginas 19 à 25 de seus manuais de instruções, para resolver o problema da equalização, dispensando equipamentos digitais mais sofisticados, tais como os processadores digitais. Mas, caso você esteja muito acostumado com eles, não tem problema, poderá utilizá-los tranquilamente. O que ocorre é que o sistema CVLA ativo é balanceado naturalmente e, basta apenas um bom equalizador gráfico, para resolver o problema da equalização entre o ambiente e o(s) CVLA instalado(s) com bastante qualidade.

 

   Os S-BASS - LA são sistemas acústicos ATIVOS e PASSIVOS de subwoofers.
   Tratam-se de produtos extremamente versáteis, por isso sua gama de utilizações é bastante abrangente. De uma maneira geral eles são utilizados para fazer a parte de subgraves, dos sistemas de sonorizações de 3 vias eletroacústicas, principalmente nos quais a parte full range é reproduzida pelos sistemas CVLA da CICLOTRON — COMPACT VERTICAL LINE ARRAY — LINE ARRAY VERTICAL COMPACTO tanto ativos quanto passivos.

   Um sistema de sonorização clássico, não levando-se em conta o seu porte, a sua 1ª via — de subgraves — deverá estar preparada para fornecer um SPL de 6dB acima do nível da 2ª e 3ª vias. Desta forma esse sistema de sonorização está preparado para que, seus graves possam destacar-se bem firmes, encorpados e definidos, bem ao gosto popular. Para isto, é importante dimensionar, tanto a potência REAL, quanto a eficiência, dos audioequipamentos ativos, que compõem as vias de resposta de frequência, de um determinado sistema de sonorização. Por exemplo: em sistema de sonorização de 3 vias, se todos os audioequipamentos que compõem cada via, tivessem a mesma eficiência, então para que a 1ª via apresentasse um rendimento de 6dB maior que as demais vias, seria necessário um aumento de potência nela de 300% ou seja, elevar para 4 vezes o nível de potência nesta 1ª via, com relação ao nível de potência existentes nas outras vias. A alternativa, a esse brutal aumento de potência, para se conseguir uma resposta de 6dB de SPL a maior, na via de subgraves, é utilizar sistemas de subwoofer ativo com caixa acústica band pass de 6ª ordem, que trabalhe com ressonância perfeita com relação ao seu transdutor e a seus filtros LPF e HPF. Além disso precisa mantê-la instalada corretamente: sempre no nível do chão e a mais de 2 metros de paredes.
   Seguindo as informações acima, nos sistemas de sonorizações multivias, todas as vias de resposta de frequência, que tiverem a mesma sensibilidade, poderão manter o mesmo nível de potência, desde que a 1ª via, que necessita um SPL de 6dB a mais, seja composta por sistemas de subwoofer, com as mesmas características técnicas do S-BASS - LA 1600 A / S-BASS - LA 1000 A.

   Essa nova linha de subwoofers, tanto ativos quanto passivos — S-BASS - LA — é parecida com a antiga linha S-BASS. A diferença entre essas duas linhas de produtos é que, os produtos da nova linha S-BASS - LA, tal como acima mencionado, foram projetados para reforço de baixas frequências, constituindo-se na 1ª via — subgraves — em sistemas de sonorização, que utilizem principalmente os sistemas CVLA da CICLOTRON — COMPACT VERTICAL LINE ARRAY — LINE ARRAY VERTICAL COMPACTO, como sistemas (ativos ou passivos) de reprodução FULL RANGE. É por isso o diferencial — LA — de Line Array, entre a nomenclatura dos dois modelos de S-BASS. Mas, os produtos S-BASS - LA, funcionam muito bem com qualquer tipo de sistema de reprodução multivias full range de sonorização.
   O S-BASS - LA 1600 A / S-BASS - LA 1000 A estão dimensionados para funcionarem em 4Ω ou 8Ω. Para funcionar em 4Ω e, dobrar a potência fornecida por sua amplificação interna, é necessário conectar em paralelo, em seu conector SPEAKER OUT 8Ω — disponível no painel traseiro, a caixa acústica passiva - slave - escrava correspondente especialmente projetada para esta função.
   Para identificar estes produtos como sistema ativo ou sistema passivo - slave é simples ex: S-BASS - LA 1600 A : a última letra do modelo é A de active ou ativa e no caso do S-BASS - LA 1600 PS: as últimas letras do modelo é P S — P de passiva e S de slave — escrava.

   O S-BASS - LA - ativo ou passivo trata-se de um sistema composto de: caixa acústica Band - Pass, de 6ª ordem. Construída de MDF, de 15mm de espessura, com diversos pontos de reforços e travamentos e com revestimento externo de PU (poliuretano). Possui duas câmaras acústicas que, em conjunto com seu respectivo eficiente alto-falante, proporcionam grande nível de SPL — SOUND PRESSURE LEVEL — NÍVEL DE PRESSÃO SONORA de subgraves, bem firmes, encorpados e definidos a partir de 40Hz no S-BASS - LA 1600 A e no S-BASS - LA 1600 PS. E a partir de 45Hz no S-BASS - LA 1000 A e no S-BASS - LA 1000 PS.
   Nos sistemas S-BASS - LA - ativos, integra esta composição os circuitos eletrônicos da etapa de potência e dos processadores ativos de sinais, abrigados em um compartimento isolado na caixa acústica. Dentre os processadores ativos de sinais, destacam-se os dois filtros de frequências, que integram o crossover, devido às suas importâncias para o funcionamento dos S-BASS - LA - ativos, sendo um Low-Pass Filter (LPF) Linkwitz-Riley, de 24 dB por oitava e outro High-Pass Filter (HPF) Butterworth, de 12 dB por oitava.

1ª Para essas demonstrações será utilizado o sistema de subwoofer ativo S-BASS-LA 1600 A. Nesta primeira demonstração aparece a parte traseira do produto mostrando seu painel traseiro, com todos os seus controles, chaves, leds indicadores e conectores.

 
2ª Nesta segunda demonstração, além da parte frontal, aparece a sua parte lateral com a alça para transportes e também a parte superior do produto, com sua flange de aço.
Além disso mostra a elevação e sustentação do sistema Full Range CVLA da Ciclotron — Compact Vertical Line Array — CVLA 1200 A8
 
   Outra coisa muito importante a ser observada é que, tanto os sistema de subwoofer ativos — S-BASS - LA 1600 A / S-BASS - LA 1000 A — quanto os sistemas de subwoofer passivos - slave — S-BASS - LA 1600 PS / S-BASS - LA 1000 PS — devem sempre serem instalados no nível do chão (o piso do palco também é válido, quando ele estiver funcionando como via de amplificação de subgraves em side-fill ou monitor de bateria, ou situações similares). Isto porque, estes sistemas de subwoofer, amplificam apenas a parte de subgraves do espectro das audiofrequências — de 40 a 100Hz — com fortes rejeições às demais audiofrequências.
   A caixa acústicas band-pass — 6ª ordem — proporciona maior reforço acústico na faixa compreendida entre — 40 e 150Hz, com pico máximo em 55Hz no S-BASS - LA 1600 A e 45 e 150Hz, com pico máximo em 58Hz no S-BASS - LA 1000 A. Estas frequências acoplam-se ao plano do chão (ou piso do palco) e o resultado deste acoplamento é um ganho de 6dB.
   Por isso nunca instale caixas acústicas de subgraves, elevada do piso do chão e a menos de 2 metros de distância de paredes, para não perder o ganho de 6dB relativo ao acoplamento.
   Isto equivale a dizer que o nível de pressão sonora (SPL), de uma S-BASS- LA 1600 A / S-BASS- LA 1000 A, instalada no nível do chão (ou piso do palco, quando funcionar como caixa acústica de via de amplificação de subgraves em side-fill ou monitor de bateria, ou situações similares), é igual ao nível de pressão sonora proporcionado por quatro caixas acústicas S-BASS - LA 1600 A / S-BASS - LA 1000 A, recebendo o mesmo nível de sinal e produzindo a mesma potência elétrica e instaladas a dois metros de altura e, também, a dois metros de distância de paredes, o que é um tremendo desperdício.

   Pelo o exposto, isto demonstra quanto é importante o acoplamento destas frequências com o nível do chão e afastado a mais de 2 metros de parede.
    O lugar perfeito para se instalar caixas acústicas de subgraves, não importando a marca e o modelo, é no nível do chão e na parte central do ambiente.
   Por tudo isso, podemos afirmar que você fez a escolha técnica perfeita, em questão de selecionar SISTEMAS de SUBWOOFERS — S-BASS - LA ativos e S-BASS - LA passivos a fim de compor um sistema de sonorização utilizando os CVLA da CICLOTRON — COMPACT VERTICAL LINE ARRAY — LINE ARRAY VERTICAL COMPACTO (ativos ou passivos) e obter um desempenho superior, utilizando equipamentos com peso, dimensões, e custo operacional menores, com segurança, eficácia, qualidade e precisão em pequenos e médios ambientes tais como clubes, casas de shows, igrejas, cultos evangélicos, casas de eventos corporativos, teatros, boates, convenções e sonorizações gerais.
 
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